sábado, 8 de agosto de 2015

As Cruzadas

Prefácio

Expedições militares organizadas entre os anos de 1095 e 1291 pelas potências cristãs, com o objetivo declarado de combater o domínio islâmico na (chamada) Terra Santa, reconquistando Jerusalém e outros lugares por onde Jesus teria passado em vida.  A empreitada constituía uma mistura de guerra, peregrinação e penitência.


As causas

As cruzadas foram o resultado de um complexo de fatores:
1)     A crise do sistema feudal e a marginalização de um grande número de indivíduos foram fatores decisivos (início do capitalismo; troca de escravos pelos assalariados).  Gente de sobra para aventura militar.
2)     A força da Igreja e o profundo sentimento de fé da época também foram estímulos.
3)     Contribuiu, também, a luta pelo controle do poder papal dentro da Igreja, principalmente o desejo de reconquistar a Igreja separada do Oriente.
4)     Como causas imediatas devem ser citadas a pressão dos turcos seldjúcidas sobre Constantinopla e os empecilhos à peregrinação dos cristãos a Jerusalém.


Nota: Porque crise feudal?

A partir do século XI, o sistema feudal entrou em crise; a solução para essa crise foi o sistema capitalista.

a)     O fator principal da crise do feudalismo foi o crescimento demográfico, que ampliou o mercado consumidor, provocando um choque com o modo de produção servil, incapaz de atender as necessidades do mercado em expansão.
b)     O crescimento demográfico foi ocasionado pelo fim das invasões, que permitiram uma melhor redistribuição da produção agrícola.
c)      Para solucionar a crise era necessário aumentar a produção; e isto só era possível substituindo o modo de produção servil pela produção com trabalhadores assalariados.
d)     A solução mais imediata e mais fácil foi marginalizar os excedentes populacionais, em todas as camadas sociais: isto forneceu mão de obra militar para realizar as cruzadas.


Datas e fatos principais

Século XI: Início da crise do sistema feudal.
1054: Cisma do Oriente (=separação da Igreja Católica =ocidente= e a Igreja
Ortodoxa =oriente=)
1086: Tomada de Toledo e início da reconquista da Península Ibérica
1095: Cruzada Popular, ou dos Mendigos
1095 – 1099: Primeira Cruzada.
1099: Tomada de Jerusalém.
1147 – 1149: Segunda Cruzada.
1189 – 1192: Terceira Cruzada.
1202 – 1204: Quarta Cruzada.
1204: Saque de Constantinopla.
1212: Cruzada das crianças.
1217 – 1221: Quinta Cruzada.
1228 – 1229: Sexta Cruzada.
1248 – 1250: Sétima Cruzada.
1270: Oitava Cruzada.
1291: Queda de Acre.
1193 – 1316: Cruzadas do Norte


Resumo

Realizaram-se ao todo oito cruzadas em direção à Terra Santa.


a)     A Primeira Cruzada, convocada pelo Papa Urbano II, no Concílio de Clermont, atingiu plenamente seu objetivo com a tomada de Jerusalém.
b)     A situação dos cristãos no Reino de Jerusalém, no Principado de Antioquia e nos condados de Edessa e de Trípoli não era estável.
c)      A queda de Edessa provocou a organização da Segunda Cruzada, que não atingiu seu objetivo.
d)     A queda de Jerusalém nas mãos do Sultão Saladino deu origem à Terceira Cruzada, da qual participaram Ricardo Coração de Leão, Filipe Augusto e Frederico Barbarruiva.
e)     Ricardo fez um acordo com Saladino, pelo qual os cristãos poderiam peregrinar livremente a Jerusalém.
f)       O Papa Inocêncio III convocou a Quarta Cruzada, que deveria atacar o Egito; os venezianos ficaram com a incumbência de providenciar o transporte.
g)     Seguindo seus interesses comerciais, o doge (chefe da República de Veneza, eleito em caráter vitalício) veneziano Dandolo levou os cruzados para Constantinopla, que foi saqueada.
h)     A Quinta Cruzada, conduzida por João de Brienne, não chegou a atingir seu objetivo, a conquista do Egito.  Dela participaram André II, rei da Hungria, e Leopoldo VI, duque da Áutria.
i)        Na Sexta Cruzada, o imperador alemão Frederico II conseguiu o título de Rei de Jerusalém, por meios diplomáticos.
j)        O rei da França Luis IX chefiou a Sétima Cruzada, mas foi aprisionado no Egito.  Em seguida conduziu a Oitava Cruzada, mas morreu ao chegar a Túnis, na África.


As cruzadas foram um desastre, a maioria não completou a missão, não atingindo o objetivo.  Vários foram os motivos que levaram ao fracasso das cruzadas no Oriente Médio.

a)     Uma das razões fundamentais foi o caráter superficial da conquista, que não criou raízes no seio da população local.
b)     As disputas entre os cruzados tiveram efeitos desastrosos, envolvendo lutas entre senhores feudais, choques entre venezianos e genoveses e entre as ordens religiosas.
c)      No mesmo sentido atuaram as rivalidades nacionais e a incapacidade e incompetência da Igreja em superá-las.


A expansão européia iniciada com as cruzadas não se limitou às oito expedições ao Oriente Médio.

a)     Os reinos espanhóis cristãos iniciaram a reconquista da Península Ibérica, realizando uma expansão territorial agrária e aristocrática.
b)     Os comerciantes das cidades italianas de Gênova, Pisa e Nápoles reconquistaram o Mediterrâneo.  Essa expansão teve um caráter marítimo, mercantil e popular.
c)      A expansão européia contribuiu para a abertura do Mediterrâneo e para a intensificação do tráfego comercial entre o Oriente e o Ocidente.
d)     O comércio de produtos do Oriente ampliou o mercado consumidor do Ocidente, pela introdução de novos produtos.
e)     Juntamente com esse comércio, foram introduzidas no Ocidente novas técnicas comerciais, agrícolas e industriais.
f)       A dinamização do comércio provocou a renascimento das cidades, o surgimento de uma classe de comerciantes, as trocas monetárias; enfim, a economia de mercado.
g) Em 1095, Comandada por Pedro, o eremita. Era composta por uma massa de aproximadamente dezessete mil homens sem equipamentos nem experiência de combate. Marcharam até Constantinopla aonde o Imperador, temendo um saque, embarcou-os, o mais rápido possível, para a Asia Menor. Ao chegar, atacaram a cidade de Nicéia sem plano nem estratégia, sendo assim esmagados pelos turcos.




Conseqüências positivas das cruzadas

Os pontos positivos das Cruzadas foram:
a)     Renascimento Comercial.
b)     Renascimento Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário