segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Peste Negra

Prefácio

Meados do século XIV (1347) foi uma época marcada por muita dor, sofrimento e mortes na Europa.  A Peste Bubônica, que foi apelidada pelo povo de Peste Negra, matou cerca de metade da população européia (75 milhões, de acordo com Wikipédia). A doença era mortal e “democrática” não escolhia vítimas: Reis, príncipes, senhores feudais, servos, artesãos, padres, crianças, adultos, idosos entre outros foram pegos pela peste.
Alguns historiadores afirmam que a população que morreu foi de 25 milhões de pessoas (correspondendo à 1/3 da população).


Resumo

Nos porões dos navios mercantes, que vinham do Oriente, entre os anos de 1347 e 1353 (de acordo com Wikipédia), chegavam milhares de ratos. Estes roedores encontraram nas cidades européias um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Rapidamente a população de ratos aumentou muito.


Estes ratos estavam contaminados com a bactéria (Pasteurella Pestis). E as pulgas (Xenopsilla cheopis) destes roedores transmitiam a bactéria aos ratos e homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os outros ratos e humanos para obterem seu alimento, o sangue.





A peste era extremamente agressiva chegando a matar em três dias.
Devido à ignorância das pessoas naquela época, cogitava-se a possibilidade da peste ser um castigo de Deus.

Após adquirir a doença, a pessoa começava a apresentar vários sintomas:
Os primeiros sintomas são a febre alta e dores fortíssimas; depois aparecimento nas axilas, virilhas e pescoço vários bubos (bolhas) de pus e sangue. Em seguida, vinham os vômitos e febre alta. Era questão de dias para os doentes morrerem, pois não havia cura para a doença e a medicina era pouco desenvolvida. Vale lembrar que, para piorar a situação, a Igreja Católica opunha-se ao desenvolvimento científico e farmacológico. Os poucos que tentavam desenvolver remédios eram perseguidos e condenados à morte, acusados de bruxaria. 


Como não havia cura, nesta época, as pessoas usavam vinagre para tentar se defender, tendo em vista que tanto os ratos quanto as pulgas evitam seu cheiro.

A doença alastrava-se facilmente entre as pessoas através de espirros e tosse com pus e sangue. O aspecto dos doentes era horrível, os tumores secretavam sangue e pus, a urina, o suor, a saliva e o escarro apresentavam aspecto escurecido (daí o nome peste negra). Há relatos de que as pessoas acometidas pela peste fediam muito.

Durante este período a produção agrícola e industrial diminui muito, houve escassez de alimentos e de bens de consumo. Os efetivos militares diminuíram, a nobreza empobreceu e ocorreu a ascensão da burguesia, que detinha a exploração do comércio. Todos estes fatores provocaram grandes mudanças sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário