domingo, 11 de outubro de 2015

Mundo Islâmico-Questões dissertativas

1. (Fuvest-SP) Ao longo da Idade Média, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizações, às quais muito deve nos mais variados campos. Essas duas civilizações, bastante diferentes da Ocidental, contribuíram significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, a partir do século XI, e para o advento da Modernidade no século XV.

a) Quais foram essas civilizações?
b) Indique suas principais características.

Respostas:

a) A civilização árabe (islâmica) e a bizantina (antigo Império Romano do Oriente)

b) Árabes: Estado e hierarquia social estruturados em bases religiosas, economia de excedentes dinamizada pelo comércio, urbanização, incorporação de elementos culturais do Oriente e do Ocidente, avanços significativos em diversos campos das ciências (da medicina à matemática, passando pela filosofia).
Bizantinos: Estado despótico, desenvolvimento da Igreja cristão do Oriente (ortodoxa, que se separou da Igreja católica romana), comércio sofisticado, centrado em Constantinopla, conservação do legado cultural romano, notadamente no campo do direito.


2. (FUVEST 1976) Explique porque a língua portuguesa, que é de origem latina, possui inúmeras palavras que provém do árabe. Dê dois exemplos de palavras árabes integradas ao português.

Resposta:

A língua portuguesa acabou integrando muitas palavras árabes, devido ao domínio islâmico (ocupação dos árabes) na Península Ibérica, resultado da expansão do islamismo.

Exemplos: algarismo, algoritmo



3. (UNESP) A Arábia, durante anos, viveu à margem do mundo antigo. A rapidez vertiginosa das conquistas não impediu a fraqueza relativa dos espaços ocupados. Demasiadamente extenso, o império árabe cedo se esfacelou, mas deixou as marcas da fé. Esclareça o principal objetivo de Maomé ao pregar o islamismo.

Resposta:

Acabar com o politeísmo e estabelecer o monoteísmo, ou seja, promover a unificação política e religiosa da Península arábica.




4. (UFG) A história do Mediterrâneo é a história das migrações populacionais e da circulação de valores de culturas distintas.Discorra sobre a expansão árabe, a partir da unificação islâmica na Idade Média.

Resposta:

No ano de 630 Maomé e seus seguidores ocuparam a cidade de Meca, destruíram os ídolos da Caaba, símbolos do politeísmo, e assim fundou-se o Islão - Estado Teocrático dos crentes. Esse fato é considerado como a unificação política e religiosa dos povos árabes, agora comandados pelo Califa.

O Expansionismo árabe iniciou-se logo após a morte de Maomé tanto em direção ao oriente como ao ocidente. As conquistas islâmicas se ampliaram sob os califas Omíadas (661 - 750) e foram preservadas pelos Abássidas, (750- 1258) apesar das diversas divisões políticas, iniciadas com a fundação do Emirado de Córdova em 756.

O processo expansionista foi fulminante, estimulado por interesses em dominar rotas de comércio, pela cultura do botim, pela Guerra Santa e também pela fraqueza dos adversários: O império Persa que desapareceu, O império Bizantino, que foi reduzido, perdendo seus territórios na Palestina e norte da África, e os Reinos Bárbaros da região do Magreb e da Península Ibérica, que foram derrotados. Na Europa, o expansionismo muçulmano foi contido pelos Francos, na famosa Batalha de Poitiers em 732. Durante a Dinastia dos Abássidas o comércio árabe atingiu grande extensão, destacando-se o comércio de especiarias com as Índias, as várias rotas de contato com Constantinopla e as várias rotas do norte africano pelo interior, realizado por caravanas, que traziam ouro para a cidade de Ceuta, objeto de interesse português no século X.

Apesar da centralização política e religiosa, a história do império árabe caracterizou-se por várias disputas pelo poder e consequentemente por divisões, de onde inclusive nasceram as duas seitas mais importantes do Islamismo: sunitas e xiitas.
 


5. (UFRN-1997) A religião islâmica foi originalmente pregada por Maomé entre os árabes da Península Arábica e hoje está presente em várias partes do mundo.

a) Caracterize o islamismo, indicando quatro preceitos originalmente pregados por essa religião.

b) Explique o processo da expansão árabe, na Idade Média, apresentando suas razões.

Respostas:

a) Dentre os preceitos do islamismo temos: a crença em um profeta, não cultuar imagens, dar esmolas, a crença no inferno.

b) A expansão árabe, foi motivada pelo crescimento populacional e a falta de terras férteis tudo sendo legitimado ideologicamente pela jihad (guerra santa), isto é, converter os infiéis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário