sábado, 8 de agosto de 2015

O Mundo Islâmico Medieval - Q.Vestibulares


1. (FUVEST) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram a sua origem histórica:
  • a) No desenvolvimento do Islamismo, durante a Antiguidade, na Península Arábica;
  • b) Na expansão da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;
  • c) Na derrocada do Socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa;
  • d) No estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna;
  • e) Na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.

Letra B (comentário).

O ideal de expansão do povo árabe esteve relacionado ao desenvolvimento da chamada “guerra santa” contra os infiéis. No caso dos fundamentalistas, o ideal da “guerra santa” foi reinterpretado e adequado para a organização de ações terroristas que iam contra as nações ocidentais, principalmente, os Estados Unidos; visto com responsável pela degradação de seus costumes e o aviltamento de sua autonomia política e religiosa.




2. (FUVEST) Embora sendo uma língua de origem latina, o português possui inúmeras palavras que provem do árabe. Isto é facilmente explicável porque:

  • a) Elementos da língua árabe integraram-se na língua dos povos ibéricos durante o domínio islâmico; 
  • b) O latim possuía elementos das línguas de nuitos dos povos que estiveram sob o domínio romano; 
  • c) A imigração dos sírios e libaneses foi intensa no Brasil e culturalmente muito influentes; 
  • d) A literatura em língua árabe teve grande penetração em toda Europa desde o século V A.D.; 
  • e) Tanto a língua portuguesa como a língua árabe tem sua origem do sânscrito. 

Letra A (comentário).

Mesmo após a expulsão dos árabes da Península Ibérica a influência da cultura islâmica permaneceu.
(exemplos de palavras: açúcar, álcool, algarismo, álgebra, algodão)




3. (FGV-SP) A hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo e que marca o início do calendário islâmico, corresponde:
  • a) À entrada triunfal de Maomé em Meca em 630. 
  • b) À fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina. 
  • c) À revelação de Maomé que leh foi transmitida pelo arcanjo Gabriel. 
  • d) Ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos. 
  • e) Ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615. 

Letra B (comentário).

A hégira foi um dos mais importantes elementos da crença muçulmana, na medida em que tal fuga foi essencial para que Maomé organizasse as forças e os seguidores que lhe garantiriam o controle religioso da cidade de Meca. Mediante esse triunfo, Maomé conseguiu disseminar o islamismo por toda a Península Arábica.




4. (UNESP) “Quando Maomé fixou residência em Yatreb, teve início uma fase decisiva na vida do Profeta, em seu empenho de fazer triunfar uma nova religião. A cidade de Yatreb, que doravante seria chamada de Medinat AL-Nabi (Medina, a cidade do Profeta), tornou-se a sede ativa de uma de uma comunidade da qual Maomé era o chefe espiritual e temporal” (Roberto Mantran, Expansão muçulmana). Esta mudança para Medina, que assinalou o início da era muçulmana, ficou conhecida como:
  • a) Xiismo; 
  • b) Sunismo; 
  • c) Islamismo; 
  • d) Hégira; 
  • e) Copta. 

Letra D (comentário).
Idem: questão anterior




5. (VUNESP) As invasões e dominação de vastas regiões pelos árabes na Península Ibérica provocaram transformações importantes para portugueses e espanhóis, que os diferenciaram do restante da Europa medieval. As influências dos árabes, na região, relacionaram-se a:
  • a) Acordos comerciais entre cristãos e mouros, a fim de favorecer a utilização das rotas de navegação marítima em torno dos continentes africano e asiático, para obter produtos e especiarias. 
  • b) Conflitos entre cristãos e muçulmanos, que facilitaram a centralização da monarquia da Espanha e Portugal, sem necessitar do apoio da burguesia para efetivar as grandes navegações oceânicas. 
  • c) Difusão das ideias que ocasionaram a criação da Companhia de Jesus, responsável pela catequese nas terras americanas e africanas conquistadas através das grandes navegações. 
  • d) Acordos entre cristãos e muçulmanos, para facilitar a disseminação das ideias e ciências romanas, fundamentais, para o crescimento comercial e das artes náuticas. 
  • e) Contribuições para a cultura científica, possibilitando ampliação de conhecimentos, principalmente na matemática e astronomia, que permitiram criações de técnicas marítimas para o desenvolvimento das navegações oceânicas. 

Letra E (comentário).

De fato, a cultura árabe foi responsável direta pela construção de um importante legado científico que beneficiou o pioneirismo ibérico na expansão marítimo-comercial. 




6. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:

  • a) O monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões. 
  • b) O culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos. 
  • c) O politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá. 
  • d) O princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte. 
  • e) A concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores. 

Letra A (comentário).

Observando a biografia de Maomé, podemos ver que suas peregrinações junto às caravanas permitiram que ele tomasse conhecimento sobre os valores religiosos cristãos e judeus. Sob esse aspecto, vemos que a ação centralizadora imposta pela adoção do monoteísmo revela a influência que essas outras religiões tiveram no estabelecimento do islamismo.




7. (PUC-Camp) Para compreender a unificação religiosa e política da Arábia por Maomé, é necessário conhecer:
  • a) A atuação das seitas religiosas sunita e xiita, que contribuíram para a consolidação do Estado teocrático islâmico. 
  • b) Os princípios legitimistas obedecidos pela tribo coraixita, da qual fazia parte. 
  • c) Os fundamentos do sincretismo religioso que marcou a doutrina islâmica. 
  • d) As particularidades da vida dos árabes nos séculos anteriores ao surgimento do islamismo. 
  • e) A atuação da dinastia dos Omíadas que, se misturando com os habitantes da região do Maghreb, converteram-se à religião muçulmana e passaram a ser chamados de mouros.


8. (FAAP) O Império Islâmico, que dominou grande parte do mundo medieval, chegou a alcançar um notável desenvolvimento científico. Para que isso acontecesse, muito contribuíram os conhecimentos que sobreviveram de uma civilização anterior. Que civilização foi essa?
  • a) Germânica 
  • b) Babilônica 
  • c) Grega 
  • d) Romana 
  • e) Egípcia


9. (FAAP) A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
  • a) Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou. 
  • b) Promover uma aliança entre as cidades árabes para combater os beduínos, que vivam na pilhagem e impediam o desenvolvimento comercial. 
  • c) Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como por cristãos e principalmente judeus 
  • d) Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes. 
  • e) Criar condições para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos, marginalizados no deserto.

10. (FUVEST) A rivalidade entre Meca e Yatreb era:
  • a) econômica e política 
  • b) política e religiosa 
  • c) econômica e religiosa 
  • d) religiosa e cultural 
  • e) econômica e cultural


11. (UPIS) Em 711, os muçulmanos atravessaram o Estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a Península Ibérica. Depois transpuseram os Pireneus e entraram na Gália, mas foram derrotados em 732 por Carlos Martel na famosa Batalha de:
  • a) Aljubarrota 
  • b) Poitiers 
  • c) Waterloo 
  • d) Alcáder-Quebir 
  • e) Granada


12. (Vunesp) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:
  • a) politeístas e monoteístas 
  • b) sunitas e xiitas 
  • c) cristãos e muezins 
  • d) sunitas e cristãos 
  • e) xiitas e politeístas 
Letra B (comentário).

Xiitas e sunitas formam as mais importantes dissidências do mundo islâmico. Os xiitas são muçulmanos que realizam uma interpretação literal do Alcorão e não aceitam qualquer outra literatura na regulação de seu credo. Por outro lado, os sunitas admitem a Suna, livro que conta a biografia de Maomé, como um texto auxiliar na interpretação dos ensinamentos do Alcorão. Além disso, os xiitas acreditam que o poder político deveria ser controlado pelos descendentes diretos de Maomé, enquanto os sunitas acreditam que a escolha dos lideres políticos deve ser feita livremente.




13. (UNESP 93) Os árabes, entre os Séculos VII e XI, ampliaram suas conquistas e forjaram importante civilização. Sob a ação catalisadora do Islã, foi mantida a unidade política, enquanto que o comércio destacou-se como elo do relacionamento tolerante com muitos povos. Além disso, argumenta-se que os valores culturais da Antigüidade Clássica chegaram ao conhecimento do Mundo Moderno Ocidental porque os árabes:
  • a) Traduziram e difundiram entre os europeus importantes obras sobre o saber grego. 
  • b) Propagaram a obra ‘Mil e uma Noites’, mostrando que ela se baseia em lendas chinesas. 
  • c) Introduziram na Europa novas técnicas de cultivo e a habilidade na representação de figuras humanas. 
  • d) Profetizavam o destino do homem através das estrelas. 
  • e) Desenvolveram uma ciência não submetida aos ensinamentos religiosos.


14. (UPE) Sobre a cultura islâmica, análise atentamente as afirmativas abaixo:
  • I) A cultura islâmica afirmou-se pela sua religiosidade e pela falta de descoberta em outras áreas da produção cultural. 
  • II) A intenção da cultura islâmica com a ocidental trouxe contribuições importantes e renovadoras. 
  • III) As conquistas territoriais dos árabes atingiram territórios do continente europeu. 
  • IV) As divisões internas do islamismo causaram disputas políticas que ainda permanecem na sociedade contemporânea. 
  • V) Não há semelhanças entre o islamismo e o cristianismo. 

Após análise, conclui-se que:
  • a) Todas as afirmativas acima estão corretas; 
  • b) Apenas as afirmativas I e V estão incorretas;
  • c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas; 
  • d) Apenas a alternativa V está incorreta; 
  • e) Apenas a afirmativa II está incorreta.



15. (UFPE) O islamismo, uma religião tão comentada no século XXI, foi fundada por Maomé (570-632). De caráter monoteísta, esta religião, também conhecida por muçulmana ou maometana, foi a base do Estado Muçulmano de caráter teocrático criado por Maomé, que passou inicialmente a dominar a península Arábica. Em face desse enunciado, analise as afirmações seguintes:

  • I. A expansão muçulmana, principalmente após a morte de Maomé, fez com que esse Estado dominasse vastos territórios, desde o norte da África, noroeste da China e quase toda a Península Ibérica. 
  • II. O livro sagrado do islamismo é o Alcorão, que teria sido resultado das revelações do Deus Alá ao Profeta Maomé. Além de ditar a conduta religiosa, este livro contém recomendações de como manter a ordem social e os interesses dos grandes comerciantes. 
  • III. A força do Alcorão, para alguns, deve-se à obediência a alguns princípios, tais como: fazer cinco orações diárias; crer em Alá, deus único, e em Maomé, seu profeta; ir em peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida; ser generoso com os pobres e dar esmolas. 
  • IV. Maomé, ao pregar o monoteísmo, foi de encontro à religião politeísta que dominava entre os árabes. Entretanto, conseguiu organizar um exército de seguidores e, através dele, proibir o politeísmo e assim unir as diversas tribos árabes em torno da religião. 
  • V. A decadência do Império Islâmico é atribuída às disputas internas, que provocaram o desmembramento do Império. No entanto, deve-se também levar em consideração a reação dos diversos povos submetidos à dominação árabe. 
Após análise, conclui-se que:

    • a) Todas as afirmativas acima estão corretas
    • b) Apenas as afirmativas I e V estão incorretas; 
    • c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas; 
    • d) Apenas a alternativa V está incorreta; Apenas a afirmativa II está incorreta.
    • e) Apenas a afirmativa II está incorreta.




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