domingo, 11 de outubro de 2015

Povos Pré-colombianos - Questões dissertativas

1. (UFU-MG) "(...) Assim, não pense que foram tirados do poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os tratam e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)"

GÓMARA, Francisco López de. História General de las Índias.
Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978

O texto acima expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis. A partir da análise do texto e de seus conhecimentos sobre este processo histórico,

a) faça um comentário sobre a visão antropocêntrica do autor, destacando a forma como os valores culturais de espanhóis e indígenas são tratados no texto.

b) identifique e caracterize uma das três principais sociedades indígenas conquistadas pelos espanhóis Maias, Astecas ou Incas - mostrando como viviam e se organizavam social e politicamente no período imediatamente anterior à conquista.

Respostas:
a) Enfatiza a visão eurocêntrica em relação aos indígenas americanos, sob a influência de valores cristãos e capitalistas, que pressupõem a inferioridade do indígena frente ao europeu.

b) As civilizações pré-colombianas organizavam-se em Impérios teocráticos com predomínio da servidão coletiva nas atividades agrícolas praticadas em complexos sistemas de irrigação. Os astecas destacaram-se por seu militarismo.





2. (UNICAMP 1994)



Tenochtitlán - Mural de Diego Rivera.
a) A respeito dos Astecas, comente as características urbanas de Tenochtitlán.

b) Por que foi fundamental para os espanhóis construir a cidade do México sobre Tenochtitlán?


Respostas:


a) Principal centro urbano-político da cultura asteca; possuía grandes construções tais como palácios, templos e uma urbanização bastante evoluída para os padrões da época (século XVI), chegando a contar com uma grande concentração populacionais, tendo mais habitantes do que a principal cidade espanhola nesse período.

b) A intenção era de sobreposição, mostrando-se como cultura dominante.




3. (UFG GO/2009) Leia a citação. Os astecas afirmavam que, alguns anos antes da chegada dos homens de Castela, houve uma série de prodígios e presságios anunciando o que haveria de acontecer. No pensamento do senhor Montezuma e dos astecas em geral os fatos pareciam avisar que era chegado o momento, anunciado nos códices, do regresso de Quetzalcóatl e dos deuses. Tal foi o quadro mágico no qual a conquista haveria de desenvolver-se e que condicionou a visão inicial do conquistador europeu pelos astecas.

LEÓN-PORTILLA, Miguel.
A conquista da América Latina vista pelos índios.
Petrópolis: Vozes, 1984, p. 16. (Adaptado).

Explique a mudança por que passou essa imagem inicial do conquistador europeu construída pelos astecas, após os primeiros momentos do encontro de ambos.


Resposta:

À medida que o conquistador foi revelando os seus propósitos, mediante ações de violência e cobiça, a associação do europeu com os deuses foi colocada em dúvida e logo negada pelos astecas.

Os conquistadores europeus passaram a ser vistos como estrangeiros, bárbaros (popolocas), que tinham vindo destruir sua cultura e o seu modo de vida. O exemplo dessa destruição foi a prisão e o assassinato de Montezuma por Hernán Cortéz. Em suma, a visão mágica foi substituída pela visão dramática e trágica






4. (UFSM-RS) "Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros."

(KARNAL, Leandro. A Conquista do México. São Paulo: FTD, 1996. p. 13)

A partir da leitura do trecho acima, EXPLIQUE a estrutura da sociedade asteca, no século XV, a qual era:


Resposta:

A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais inferior da sociedade era coagida a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas como canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides, entre outros.




5. (UNICAMP-2000) A produção e a comercialização do açúcar, do tabaco e do café aparecem com destaque nos estudos sobre a colonização do Novo Mundo. Já algumas plantas nativas americanas, cujo cultivo foi responsável pela sedentarização e sobrevivência do homem em diversas partes do mundo, despertaram menor atenção entre os estudiosos.

a) Cite duas plantas nativas americanas importantes para a história da alimentação da Europa e do mundo e indique quais os povos americanos que as cultivavam.


Resposta:

a) As principais foram o milho e a batata. O milho foi cultivado pelos maias, astecas e incas. A batata, principalmente pelos incas.

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