segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Peste Negra Q.Vestibular

1. (ENEM-2008) A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.” Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações). O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que:
  •  a)     O flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
  • b)     A Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
  • c)      A impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
  • d)     Houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
  • e)     O drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.


Resposta: a
a) Verdadeira. A epidemia de proporções jamais experimentada. Com um projeto sanitário precário, os centros urbanos da Baixa Idade Média se tornaram grandes focos de disseminação da doença. Falta de conhecimento científico mais apropriado acabou atribuindo a tragédia aos pecados de uma população que passava a viver de maneira mais distante dos antigos valores da ordem feudal.

b) Falsa. Vários clérigos buscaram a providência divina para combater a Peste Negra. Algumas iluminuras da época retratam membros da Igreja realizando rituais litúrgicos e orações que deveriam combater os efeitos letais da epidemia.

c) Falsa. Diversos estudiosos sobre esse fato histórico assinalam que a Peste Negra foi capaz de ceifar entre 25 à 33 por cento de toda a população da Europa Medieval. Além disso, a Peste ocasionou a retração das atividades comerciais que se desenvolviam desde o século XI e o enrijecimento das obrigações servis em diversas regiões feudais. 

d) Falsa. Antes da Peste Negra, a Europa viveu uma grande explosão demográfica causada principalmente pelo aprimoramento das técnicas agrícolas da época e aumento do potencial produtivo das terras destinadas ao cultivo agrícola. 


e) Falsa. O referido drama vivido pelos sobreviventes da Peste Negra se justificava principalmente pela fácil transmissão da doença pelo ar, as falta de condições de higiene e o grande contingente populacional que tomava conta das cidades da Baixa Idade Média. 




2. (CEFET - MG) A peste negra, que dizimou grande parte da população européia no século XIV, provocando escassez de mão-de-obra e alimentos, e sendo uma das causas da decadência do feudalismo, pode ser descrita como:

  • a) a peste bubônica, transmitida por ratos infectados.
  • b) uma seca violenta que devastou as lavouras.
  • c) Nuvens de gafanhotos provenientes do norte da África.
  • d) a cólera, trazida pelos cruzados quando retornavam da terra santa.
  • e) fungos que surgiram pelo excesso de umidade, atacando as plantações de cereais.

Resposta: a



3. (Mackenzie) A peste negra, que dizimou cerca de um terço da população europeia, as revoltas camponesas ocasionadas pelo precário equilíbrio da produção agrícola e a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, foram responsáveis:
  • a) pela formação da sociedade feudo-clerical.
  • b) pela crise do mercantilismo econômico.
  • c) pelo fortalecimento da nobreza em detrimento do poder real.
  • d) pela aceleração da crise do absolutismo.
  • e) pela crise do feudalismo e consolidação do poder real.

Resposta: e

As revoltas camponesas e a Guerra dos Cem Anos, somadas à Peste Negra, configuram a chamada Crise do século XIV, na Europa, ou, como também é conhecida: Crise da Baixa Idade Média, que se caracterizou pela crise do feudalismo e pela consolidação do poder real, como aponta a letra E, que está correta.

O mercantilismo econômico e o absolutismo são eventos posteriores ao século XVI, portanto as alternativas B e D estão incorretas. O poder real, a partir de fins do século XIV, cresceu em conjunto com a nobreza, enquanto tal crescimento se sobrepôs à antiga organização feudal e clerical. Assim sendo, as alternativas C e A estão incorretas.



4. (Mackenzie) Em outubro de 1347, navios mercantes genoveses chegaram ao porto de Messina. Os marinheiros doentes tinham estranhas inchações escuras, do tamanho de um ovo ou uma maçã, nas axilas e virilhas, que purgavam pus e sangue e eram acompanhadas de bolhas e manchas negras por todo o corpo. Sentiam muitas dores e morriam rapidamente cinco dias depois dos primeiros sintomas.

TUCHMAN, Barbara W. Um Espelho Distante. O terrível século XIV. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1990.

Cerca de 25 milhões de pessoas morreram entre os anos de 1347 e 1350. Dentre os fatores que contribuíram para esse acontecimento destacamos:
  • a) a formação do modo de Produção Feudal.
  • b) a decadência e posterior desaparecimento da dinastia Carolíngia na Europa medieval.
  • c) o aumento do intercâmbio comercial entre Europa e Oriente após as Cruzadas.
  • d) o fim da Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra devido à peste negra.
  • e) a expansão Marítima e Comercial Européia e a descoberta do novo mundo.
Resposta: c




5. (UFPB 2008) Entre 1348 e 1350, a Europa sofreu um abalo demográfico, provocado pela Peste Negra, com graves repercussões na organização social e econômica de várias regiões. Sobre essa terrível doença e seus impactos históricos, assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s).

(1) A Peste Negra, iniciada na China, chegou à Europa por volta de meados do século XIV. Essa doença foi levada por comerciantes e viajantes que cruzavam as rotas comerciais do Império Mongol.
(2) A Península Ibérica, devido ao seu isola­mento,  foi a única região da Europa não atingida pela calamidade. Por isso, tornou-se área de refúgio de religiosos e grandes pro­prietários de outras regiões.

(4) A Peste Negra, como impacto especifica­mente demográfico, eliminou de 25 a 35% do conjunto da população européia. No entanto, devido a seus efeitos desiguais, al­gumas regiões sofreram perdas de mais de 60% de seus habitantes.

(8) A Peste Negra foi mais forte no campo do que nas cidades, mas curiosamente não atingiu as comunidades religiosas. Esse fator contribuiu para o maior fortalecimento do poder da Igreja.

Resposta: Soma: 5

Um comentário: