domingo, 11 de outubro de 2015

Renascimento Comercial e Urbano - Questões dissertativas

1. (EEM-SP) O surgimento das universidades medievais ocorre simultaneamente com o expansionismo europeu por meio das cruzadas, com o surgimento das cidades e com a expansão comercial. Como se explica essa correlação cronológica?

Resposta:

A expansão comercial e urbana ativou a efervescência cultural, que arruinaria a cultura monástica predominante, exigindo novos valores e conhecimentos, propiciados pelas novas instituições culturais, as universidades.



2. (EEM-SP) O surgimento das universidades medievais ocorre simultaneamente com o expansionismo europeu por meio das cruzadas, com o surgimento das cidades e com a expansão comercial. Como se explica essa correlação cronológica?

Resposta:

A expansão comercial e urbana ativou a efervescência cultural, que arruinaria a cultura monástica predominante, exigindo novos valores e conhecimentos, propiciados pelas novas instituições culturais, as universidades.



3. (Fuvest) A partir do século XI, na Europa Ocidental os poderes monárquicos foram lentamente se reconstituindo, e em torno deles surgiram os diversos Estados nacionais. Explique as razões desse processo de centralização política.

Resposta:

O motivo destas mudanças políticas foi o renascimento comercial, estimulado pela nova classe social, a burguesia. O renascimento provocou a decadência do feudalismo e dos poderes locais e universais.



4. (UNICAMP 2010) A partir do século IX, aumentou a circulação da ciência e da filosofia vindas de Bagdá, o centro da cultura islâmica, em direção ao reino muçulmano instalado no Sul da Espanha. No século XII, apesar das divisões políticas e das guerras entre cristãos e mouros que marcavam a península ibérica, essa corrente de conhecimento virou um rio caudaloso, criando uma base que, mais tarde, constituiria as fundações do Renascimento no mundo cristão. Foi dessa maneira que o Ocidente adquiriu o conhecimento dos antigos. No quadro pintado pelo italiano Rafael, A escola de Atenas (1.509), o pintor daria à Averróis, sábio muçulmano da Andaluzia, um lugar de honra, logo atrás do grego Aristóteles, cuja obra Averróis havia comentado e divulgado. (adaptado de David Levering, God’s Crucible: islam and the Making of Europe, 570-1215, New York: W.W.Norton, 2008, p. 368-69, 376-77).

a) Identifique no texto dois aspectos da relação entre cristãos e muçulmanos na Europa Medieval.

b) Relacione as características do Renascimento cultural europeu à redescoberta dos valores da Antiguidade Clássica.

Respostas:

a) Os dois aspectos que podemos notar entre os cristãos e muçulmanos na Europa medieval são: por um lado, os muçulmanos transmitiram os conhecimentos da antiguidade clássica ao ocidente cristão; por outro, sua presença na península ibérica deu origem a guerras, como a da Reconquista.

b) Podemos relacionar as seguintes características da Antiguidade Clássica presentes no Renascimento Cultural Europeu: a valorização da razão, o novo ideal de beleza baseado na arte antiga, a utilização de novas técnicas artísticas como a perspectiva, o antropocentrismo, entre outras características.




5. (UNICAMP 2004) Nas entradas de muitas cidades da Liga Hanseática, estava escrito: “O ar da cidade liberta”.

a) O que foi a Liga Hanseática?

b) Quais fatores impulsionaram o renascimento urbano europeu a partir do século XI?

c) Por que as cidades, naquele momento, eram concebidas como espaço da liberdade?

Respostas:

a) A liga Hanseática foi uma liga entre as principais cidades comerciais do norte da Europa ocidental.

b) Os principais fatores que impulsionaram o renascimento urbano europeu a partir do século XI foram: a diminuição das invasões bárbaras, a abertura das rotas comerciais do mediterrâneo com as cruzadas. As cruzadas no caminho de volta, vendiam os produtos de saques em feiras e muitas destas geralmente transformavam em novas cidades.

c) As pessoas que moravam nas cidades não tinham obrigações com os senhores feudais, eram livres do sistema feudal. A cidade não dependia quase nada dos senhores de terras, daí as cidades eram concebidas como espaço de liberdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário